Síntese da resolução da ONU sobre o Irã.

18 maio 2010


NAÇÕES UNIDAS (Reuters)
Uma proposta de resolução do Conselho de Segurança da ONU à qual a Reuters teve acesso nesta terça-feira propõe a ampliação das sanções ao Irã por causa de sua recusa em abandonar as atividades de enriquecimento de urânio.
O documento de dez páginas prevê punições a bancos e outras empresas do Irã, além da criação de um regime internacional de inspeções em navios suspeitos de transportar cargas relacionadas aos programas nuclear e de mísseis da República Islâmica.
A proposta de resolução, que teve o aval de Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, China e Rússia, foi originalmente redigida pelos norte-americanos.
O texto "pede aos Estados que adotem medidas adequadas para proibir (...) a abertura de novas agências, subsidiárias ou escritórios de representação de bancos iranianos" caso haja razões para supor que tais bancos estejam vinculados a atividades de proliferação nuclear.
O esboço também aponta "a necessidade de exercer vigilância sobre transações que envolvam bancos, inclusive o Banco Central do Irã, de modo a evitar que tais transações contribuam para a proliferação de atividades nucleares sensíveis" ou para o desenvolvimento de sistemas para o lançamento de armas atômicas.
Essa quarta rodada de sanções ao Irã ampliaria o embargo armamentista já em vigor contra o país, incluindo novas categorias de armamentos pesados.
Vários diplomatas ocidentais do Conselho de Segurança disseram que esse órgão da ONU, com 15 países, deve votar a resolução no começo de junho. Os dez membros não permanentes do Conselho --inclusive Brasil e Turquia, que acabam de mediar um acordo nuclear com o Irã-- devem receber o texto durante uma reunião que estava em andamento nesta terça-feira na sede da ONU, segundo os diplomatas.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus