SÃO PAULO - O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, disse nesta terça-feira em São Paulo que a eleição presidencial deste ano pode ser decidida no primeiro turno, tanto em favor da candidata Dilma Rousseff (PT)
quanto de José Serra (PSDB), que apresentaram empate em 37% das intenções de voto em pesquisa divulgada pelo instituto no último final de semana . Na sua avaliação, a candidata do PV, a senadora Marina Silva, que teve 9% na mesma pesquisa do Ibope, será decisiva para a realização do segundo turno.
- Marina é uma boa candidata, uma pessoa diferente. Não sei se vai ter estrutura, tempo de televisão, para chegar perto dos primeiros. Pode ser uma surpresa. Acho que ela pode crescer com a ajuda da internet, da juventude, com a ajuda de uma série de coisas. Ela certamente vai ter um papel importante, podendo levar a eleição para um segundo turno. Caso ela fique estacionada ou caia um pouco, as pessoas tentem aplicar um voto útil ou tentar resolver a eleição logo, essa eleição pode sim ser decidida no primeiro turno para um lado ou para o outro - disse Montenegro.
Em café da manhã com empresários do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o presidente do Ibope disse que dois terços do eleitorado já estão "radicalizados" e decididos entre Dilma e Serra, mas um terço ainda não definiu o voto, o que só deve acontecer depois da Copa do Mundo.
- Um terço já se posicionou a favor da Dilma, um terço a favor do Serra e acho que tem um terço, menos radical, mais tranquilo, que já votou no Fernando Henrique, já votou no Lula, que está atento a todos esses detalhes, a currículo, a postura, a carisma, credibilidade, propostas de governo, continuidade do governo. Esse pessoal vai analisar depois da Copa do Mundo e é esse pessoal que vai decidir a eleição.
Montenegro, que havia declarado à revista "Veja" no final do ano passado que o Brasil não elegeria um "poste" e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faria seu sucessor e, ainda, que Serra era o favorito, reformulou sua afirmação dizendo que o candidato precisa, além do apoio presidencial, "mostrar preparo".
- Disse que ele não elegeria um poste. E continuo achando isso. O que é eleger um poste? O Brasil, antes da reeleição, tinha mandatos de quatro anos - justificou, explicando ainda mais: - Quando falava que não elegeria um poste, era até acreditando no povo brasileiro. Acho que o Lula pegar qualquer pessoa, por mais que ele tenha 80% de aprovação e dizer: "Olha, você vai ser o presidente", não acredito nisso. Acho que a pessoa tem que mostrar preparo. A pessoa tem que mostrar liderança, programa de governo, que está preparada para governar um país como o Brasil - disse afirmando que a entrevista à revista "saiu truncada".
Carlos Montenegro ainda voltou atrás na previsão de que Dilma Rousseff não passaria dos 15% de intenção de votos e que Lula não transferiria votos para a candidata petista.
- Acho que a Dilma está ocupando muito bem o espaço que estava vazio e alguém ia ocupar, fosse a Dilma, fosse o Tarso Genro, fosse o Fernando Haddad, fosse qualquer um candidato do presidente Lula iria ocupar esse espaço. Acho, por exemplo, que nos 37% a 37% divulgados você não tem só transferência de votos - disse, remetendo a sua opinião de que a eleição está "radicalizada" entre os dois principais candidatos.
Fonte: O GLOBO
Anacronikus:
Esta eleição não vai ser fácil. Todos sabemos disso.
Portanto, é de fundamental importância que cada um dos brasileiros decentes desta nação faça a sua parte.
Quem vai decidir esta eleição, na verdade, é a mobilização que podemos fazer em favor de uma candidatura decente.
Você está em: Home » Política »É malandro. Vamos ter que trabalhar muito. Muito mesmo.
É malandro. Vamos ter que trabalhar muito. Muito mesmo.
08 junho 2010
Posts Relacionados
8 Comentários:
- Anônimo disse...
-
Este um terço que ainda não decidiu em quem votar provavelmente é aquela parcela da população que só usa o jornal para limpar a bumba, e algo mais próximo de tecnologia/internet é algum cartão magnético para sacar algum benefício do governo.É, vamos ter que trabalhar muito mesmo...Carlos
- junho 09, 2010 8:17 AM
- Thais disse...
-
Boooooooooom diiiiiiiiiiiaaaa!
Repetindo: esta eleição não vai ser fácil, vamos ter que trabalhar muito.
Então, vamos trabalhar! Já estamos esperando seus posts! - junho 09, 2010 9:43 AM
- Claudio disse...
-
Anakra, o debate é muito favorável a um candidato de oposição que saiba desmontar as falácias da República Petralha. Mas acho que anda faltando mais agressividade a Serra.
Abraço. - junho 09, 2010 11:05 AM
- Marcello Tálamo disse...
-
Amigos, vamos ser honestos com nós mesmos?
O Brasil é um país pacífico, de gente bem humorada, que faz humor até em cima de desgraças como a morte do Sena e a queda de aviões com centenas de vítimas.
Nunca esquecerei minha reação de falar "graças aos Céus" quando soube que haviam sido encontrados vários vivos depois do acidente com o vôo da Air France, e minha total perplexidade ao ouvir a continuação da afirmação... "-- e mais uns claros e ´2 TIM's--...
Somos um país com a maioria da população apolitizada, despreocupada, sem consciência política ou social, além de ignorante, inculta e francamente avessa, à exemplo do seu líder, da prática da leitura. “Ler cansa......”.
Essa população é bonachona, "largada", tem preguiça em envolver-se em qualquer causa mais complexa ou ler algo com mais de 5 linhas que não tenha figuras ou exija que ela pense, interprete, raciocine. Tem pipas para empinar, bolas para jogar e praias para curtir. Esse negócio de ler textos longos é para os “nerds”. Os espertos estão aproveitando a vida.
Tudo isso, que pode chamar-se de irresponsabilidade, decorre do fato do país nunca haver enfrentado DE VERDADE crises internas ou externas de grande magnitude que tivessem o poder de FORJAR uma unidade nacional nas pessoas, um espírito responsável quanto ao futuro.
À exceção de algumas revoltas locais de pequeno porte, como as balaiadas e cabanagens da vida, nunca o país sofreu de verdade como outras nações sofreram.
O "pão" da massa brasileira nunca foi "sovado" com gosto, de forma que essa massa sempre desanda, nunca é uniforme e consistente, mas sim uma coisa meio amorfa, sem identidade política ou social, sem ideologia, sem princípios. Na verdade, assim como uma massa mal “sovada”, a nossa massa social não é confiável, podendo sair, a partir dela, qualquer coisa, invariavelmente ruim de se ingerir. (como Lula).
Aqui se vota irresponsavelmente em ladrões, traficantes, bandidos e corruptos com a maior naturalidade do mundo, sem qualquer tipo de compromisso com o "próximo" e sem preocupação em saber se os escolhidos terão capacidade ou não de conduzir os rumos do país, o que geralmente dá no que dá, um congresso corrupto e preocupado basicamente em auto promover-se e saciar-se, em detrimento do povo, enriquecendo seus membros e apaniguados.
Por aqui, qualquer um que ganhe seus 15 minutos de fama, como os ex-BBB’s ou figurantes em programas de auditório, ex-jogadores de futebol, celebridades em declínio, funkeiros e funkeiras, “peladonas” e outros que se destacaram pelos mais variados atributos físicos, polêmicos ou anedóticos, já se julga digno a ocupar uma cadeira entre os escolhidos para dirigir os rumos do país, preparando-o para as próximas gerações, ainda que nem saibam ler o português corretamente ou sequer tenham estudo mínimo.
E o que é mais absurdo: GANHAM VOTOS e vão para o congresso desfilar suas excentricidades e incompetência profissional para esse tipo de compromisso –nenhum questionamento ao seu talento original, seja para o que quer que seja, de posar nua a comandar a seleção brasileira--, como os Clodovils Hernandes da vida, Agnaldos Timóteo, Franks Aguiar e etc.., onde a coisa só piora, pois até o “caseiro” Francenildo (o tal do sigilo quebrado), Romário, “Bambam”, Maguila, Luxemburgo, Túlio maravilha, Martinho da Villa, Sérgio Mallandro e outros tantos estiveram ou estão tentando entrar para a política. - junho 09, 2010 12:41 PM
- Marcello Tálamo disse...
-
Porque isso se dá? Por que essa população parece tão engajada em causas “pontuais” fazendo passeatas e comícios, mas perde totalmente o envolvimento quando se trata de questões de fundo estrutural?
A resposta está acima: O "pão" da massa brasileira nunca foi "sovado" com gosto. Todo mundo sabe que cachorro mordido por cobra tem medo de lingüiça e Gato esfolado de água fria, certo?
Pois é. Do que a população brasileira tem medo? NADA.
Nunca fomos submetidos a guerras fratricidas como a da Secessão nos Estados Unidos, a guerra Civil Espanhola e as Revoluções Russa e Francesa, entre outras. Nunca fomos invadidos por potências estrangeiras como Rússia (seguidamente por Napoleão e Hitler), A França (Pelos Alemães em 1914 e1939), a Alemanha (por todo mundo em 1945), Holanda, Bélgica e tantos outros.
Nunca tomamos uma bomba atômica nas fuças em resposta às nossas IRRESPONSABILIDADES (como foi a entrada do Japão na guerra contra os Americanos), Nunca vimos uma parte imensa de nosso povo ser massacrada em campos de morte como os judeus na 2ª guerra ou os armênios pelos turcos.
Aqui não precisamos dormir com armas nas mãos, como o fazem até hoje os israelenses, que até para buscar os filhos na escola portam suas armas, pois a qualquer minuto um louco fundamentalista pode querer explodir tudo. Por aqui não tem homem-bomba nem caem mísseis diariamente para matar nossas crianças e mulheres.
Nunca sofremos sob o tacão comunista, nunca houve por aqui fuzilamentos em massa como em Cuba e na China ou enforcamentos públicos também em massa como no Irã e isso basicamente contra a parcela população que “discorda” do governo ou tem preferências diferentes das ditadas pelo estado.
Por aqui nunca houve a deportação em massa de profissionais para trabalhar no campo colhendo arroz como os partidos comunistas da Ásia promoveram, nunca houve grande radicalismo, o povo nunca sofreu injustiças por parte de ditadores como Lênin, Mão, Stálin, Fidel, Ceaucescu, Sadan, Ho Chi Min e outros.
Ignoramos o que seja ter dinheiro e não haver o que comprar. Ignoramos o que é confisco de bens e propriedades. Ignoramos o que são os “gullags”. Ignoramos as atrocidades e ignomínias que os ditadores promovem contra o povo ou os horrores dos massacres a golpes de facão e enxada nas lutas tribais da África e a banalização do estupro como estratégia nas guerras dos bálcans.
Nunca tivemos nossa “Guernica”, nossos Treblinckas, Dachaus ou Sobibors. Nunca tivemos um “Katyn” ou mesmo algo como o Massacre da praça da Paz Celestial.
Ou seja, o país nunca chegou a um ponto onde a população finalmente chegasse a um nível de reagir e exigir um BASTA!!!! A um ponto de firmar como cláusula pétrea de sua personalidade ou caráter a consciência do NUNCA MAIS!!!!
Povos que passaram por conflagrações internas fratricidas ou que pagaram muito, mas MUITO caro mesmo pela IRRESPONSABILIDADE de seus governantes, como o Japonês em 1945, o Alemão em 1918 e 1945, o Russo em 1917 e o Italiano em 1945 (entre outros); hoje estão mais “endurecidos” contra os políticos e governantes de fala fácil, os populistas, os demagogos. - junho 09, 2010 12:41 PM
- Marcello Tálamo disse...
-
Nesse cenário, se entende um pouco o porquê de São Paulo ser o estado que é, seu povo aguerrido e Instituições fortes, onde por sinal o PT não pisa mais no governo –pelo menos enquanto houverem por aqui mais paulistas do que o pessoal que vem de fora do Brasil, segundo a terrorista--, pois sofremos com a revolução de 32, vertemos nosso sangue isoladamente, para que TODO o país tivesse o DIREITO de ter uma constituição, o que acabou acontecendo no rescaldo da guerra.
São Paulo tem seus heróis, suas cidades bombardeadas, suas carnificinas e demais fatos marcantes que forjaram por aqui um povo que está cônscio de suas responsabilidades e não se deixa enganar pelo falso profeta luis Inácio (Ahmadinejad Chaves Castro?) lula da Silva, nosso (des)governante que se banha no sangue do povo cubano e iraniano ao confraternizar tanto e com tal ênfase com os ditadores que oprimem essas populações, ao mesmo tempo em que apóia títeres demagogos como Evo e Chaves
Portanto, não nos podemos permitir acreditar que a “massa” brasileira vai se importar com o fato da candidata do PT ser uma TERRORISTA confessa e haverem vários de seu grupo no governo atual e futuro.
Não vai!!!
A massa não vai nem se preocupar sequer em analisar o fato deles haver matado, roubado e seqüestrado inocentes, assim como não se abala com o fato desses terroristas frequentemente terem “justiçado” (tradução: assassinado) companheiros que achavam ter traído “a causa” sem dar a eles qualquer julgamento sério ou o pleno e amplo direito ao contraditório (aliás, o que elles mais gostam de exigir quando são flagrados cometendo seus deslizes, crimes e irregularidades), em franca oposição ao preceito do estado brasileiro de ser contra a pena de morte.
Infelizmente nossa oposição é “morna”, é “frouxa”, não consegue – e nem quer-- usar as mesmas armas dos guerrilheiros porque é formada por pessoas que ainda acreditam em princípios básicos, como moral, ética, responsabilidade, dignidade e direito. É formada por HOMENS dignos, não por animais covardes e traiçoeiros, que são a melhor definição para “terroristas” que conheço.
A quadrilha terrorista não. Eles mentirão à vontade, inventarão falácias, factóides e calúnias visando manter acuados os adversários, leva-los à condição de precisar constantemente se defender DO QUE NÃO DISSERAM, enquanto os terroristas desfilam sua impunidade em comícios francamente eleitoreiros, escarnecendo das instituições.
Terrorista não tem dignidade, moral, respeito, ética ou qualquer valor considerado “básico” nas sociedades civilizadas e cidadãs. Para eles, esses conceitos e princípios são partes da “decadência burguesa” e são ridicularizados. Os terroristas que querem tomar de assalto nosso país tem SEDE DE PODER e, para saciar essa sede, farão de tudo, utilizarão de todas as formas de baixarias e baixezas para assustar a oposição, faze-la pensar... “—Caramba, mas estamos em uma disputa política ou em uma guerra?”
Na boa? Para eles É UMA GUERRA. É a luta da vida deles.
Aguardemos os próximos capítulos.
SIM, eu acredito que haverá novos dossiês. A tentação para fazê-los é muito grande e está no DNA desse pessoal que prospera em cima da calúnia, difamação e apresentação de inverdades ou fatos distorcidos como verdades universais. - junho 09, 2010 12:42 PM
- Marcello Tálamo disse...
-
Portanto, meus amigos, realmente vamos ter que trabalhar MUITO mesmo. Agora, eu acredito que em grande parte será como dar murro em ponta de faca, pois se o pior cego é aquele que não quer ver, o pior eleitor é o que não quer ser “convencido”, não quer avaliar, não quer comparar e não se preocupa com o que vai acontecer com o país.
Esse eleitorado, infelizmente a grande massa amorfa nacional, ainda terá que sofrer muito um dia para arrepender-se VERDADEIRAMENTE de uma péssima escolha –como eu acredito firmemente que será a terrorista— e, com isso, adquirir FINALMENTE a consciência sobre a importância do voto que falta à imensa maioria da população, massa essa que, repito, ao meu ver nunca foi “sovada” politicamente o suficiente, então sempre irá desandar.
Um dia, Brasileiros (natos ou por preferência) disseram que “se era para o bem do povo, ficariam” ou “se dez vidas eu tivesse, todas as 10 eu daria”. Esses mesmos –e outros-- brasileiros preferiram em diversas épocas e situações, exilar-se voluntariamente, apesar das multidões a seu favor, à protagonizar lutas que resultariam em derramamento de sangue entre irmãos.
Dessa mesma forma, brasileiro que sou, patriota que sou, estou preparado para receber uma eventual vitória do terror por aqui, DESDE que a desgraça do governo que se seguirá sirva, ao menos, para ENSINAR aos brasileiros de uma vez por todas que voto é coisa séria e não se pode flertar com o perigo dos políticos carismáticos, populistas e de fala fácil, pois esses protagonizaram as maiores desgraças da história em outras nações.
Vejo nuvens muito negras no horizonte, porque o mal está muito mais forte e organizado que o bem, e isso me entristece. Considerando os 8 anos de lula e eventuais 8 anos da terrorista (como lula já vaticinou, inclusive), teremos praticamente o espaço de uma geração crescendo e desenvolvendo seu caráter e personalidade à sombra de um governo que se alia à ditadores, patrocinadores de terroristas, anti-semitas e países sem respeito aos direitos humanos mínimos, um governo lotado de corrupção, escândalos, maracutaias, conchavos e todas as famosas “tenebrosas transações” às quais Chico Buarque já se referia no passado e também vem sendo praticadas por aqui, à exemplo do mensalão, dossiê dos aloprados de 2006 e tantos outros.
Ou seja: UMA GERAÇÃO PERDIDA em termos de formação de HOMENS caso a terrorista ganhe...
Será que nosso país merece isso? Essa é a grande pergunta que não quer calar. - junho 09, 2010 12:43 PM
- Marcello Tálamo disse...
-
SIM, eu acredito que, mesmo tendo sido Palloci a iniciar as privatizações no Brasil e durante 8 anos Lula não haver revertido sequer uma delas, a campanha vai AFIRMAR peremptoriamente que, se eleito, Serra vai Privatizar a Caixa, Petrobras, BB e outras. Será uma mentira, mas o que importa ao terror uma mentira a mais ou a menos? O intuito é “colar” a mentira no adversário ou, no mínimo, faze-lo gastar energias explicando-se em relação ao que nunca disse.
Isso se chama GUERRILHA, desgastar o adversário, miná-lo, exaurir suas forças. E nisso o terror é mestre. Antes eram bombas de pólvora, agora são bombas virtuais em forma de “notícias” plantadas.
Continuando, SIM, eu acredito que em poucos meses teremos atentados à redação de Instituições como Jornais e Revistas que ainda “ousam” desafiar a condição de “Divindade”, de “Conductor”, de “Generalíssimo” ou “El Comandante” do nosso Aiatolula.
Sim, eu acredito que, no entanto, o PT deve estar “blindando-se” contra eventuais falhas ou escândalos de aloprados e deverá direcionar a fabricação e divulgação de Dossiês para os partidos nanicos e fisiológicos que aderiram interesseiramente à sua campanha e aos sindicatos e ONG’s mantidas com o nosso dinheiro, vergonhosamente repassado aos MST’s da vida através de intrincadas teias de ONG’s e associações das mais diversas.
Sim, eu acredito que a campanha da terrorista irá fazer referências à sexualidade dos candidatos de oposição como Serra e outros com a maior desfaçatez e cinismo do mundo, como o fez Marta em relação à Kassab há alguns anos e se dirá “surpresa” com qualquer reação do atingido, alegando ter feito apenas uma pergunta pueril e inocente e à respeito da qual o público tem direito de saber a resposta
PORÉM, eu também acredito firmemente que essa mesma turma que perguntou um dia a FHC se ele acreditava em Deus, reagirá veemente e indignadamente com interpelações judiciais, se dirá perseguida, injustiçada ou vítima de racismo, preconceito e discriminação se por um descuido a oposição perguntar: “Quem é Dilma? Ela é casada? Ela acredita em Deus? Qual sua orientação sexual verdadeira? Ela, ao participar de grupos terroristas defendia suas idéias e ideais, inclusive assassinato de inocentes, justiçamento de companheiros (pena de morte), atentados, etc..)?
Está na imprensa (ainda não calada, mas que um dia o será caso a terrorista ganhe e siga o exemplo de Fidel e Chaves, com quem Lula se abraça tanto e advoga as causas): Lulla e os líderes sindicais cometem crimes sobre crimes eleitorais e escarnecem das multas, de valor e consequências ridículas frente à perspectiva de manter o poder por mais alguns anos..
E daí? Sabem o quanto a população se preocupa com isso? ZERO. E lula sabe disso. E abusa impunemente.
Essa mesma imprensa, ainda livre (por pouco tempo em caso de vitória da terrorista e caso a mesma siga o exemplo de Fidel e Chaves, com quem Lula se abraça tanto e advoga as causas), aponta para um Presidente que, ao invés de FORTALECER as Instituições governamentais e do País –sua obrigação precípua pelo cargo que ocupa--, as enfraquece diariamente através do aparelhamento político e falta de respeito às mesmas.
Novamente: E daí? Sabem o quanto a população se preocupa com isso? ZERO. E lula sabe disso. E abusa impunemente. E aparelha o estado cada vez mais, pois cada “agente” que ele coloca no estado é um futuro aliado para desgastar e sabotar internamente um eventual governo da oposição, pavimentando seu retorno futuramente. - junho 09, 2010 12:43 PM
Comente
Seja benvindo.
Seu comentário será publicado assim que autorizarmos.
Assim é, para que possamos evitar o contato direto com a praga "Petralha" e os abusos que possam ocorrer.
De resto se você ama a Democracia e odeia o petismo quadrilheiro, aqui é o seu lugar.