O Acesso à WEB.

23 maio 2010


Apesar de um crescimento recorde dos brasileiros que possuem computador em casa, 61% da população não têm acesso à web.
Pesquisa sobre uso de tecnologias da comunicação do Brasil, divulgada hoje, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR também apontou crescimento inédito no uso da internet pela população e maior crescimento do acesso em casa do que por meio de LAN houses.
A pesquisa foi realizadas com uma amostra de 21,5 mil brasileiros maiores de 10 anos, sendo 85% moradores de áreas urbanas e 15% de área rural. A margem de erro é de até 0,7% nacionalmente e 2,1% regionalmente.

Computador e internet

A pesquisa mostrou que 32% dos brasileiros tinham computador em casa em 2009, comparados a 25% em 2008 (contando habitantes rurais e urbanos). Em 2005, sem contar as áreas rurais, este número era de 17%. A média de crescimento é maior na região Norte, que ainda possui poucos PCs, e menor na Nordeste, que viveu uma acelerada inclusão digital nos últimos anos.
“Isso indica uma dificuldade cada vez maior do Nordeste em acompanhar inclusão digital”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. “E isso não representa um desinteresse do nordestino em ter acesso à web. Os nordestinos ainda são grande usuários de LAN houses”, diz.
No Brasil todo, porém, a queda na importância das LAN Houses é visível. Em 2008, 48% dos brasileiros disseram ter usado LANs, número que caiu para 45% em 2009 .
As porcentagens mostram também que o crescimento do uso da internet em casa se concentra nas faixas da população que recebem até 3 salários mínimos, em todas as regiões do país. As faixas de habitantes com maior salário já têm esses números estabilizados. Dos que possuem acesso à internet em casa, 66% possuem a conexão dedicada.
O uso total de internet sem ser em domicílio, isto é, contemplando também as LAN houses e outros pontos de acesso cresceu de 34% em 2008 para 39% da população em 2009.

Celulares e Telefonia Móvel

A pesquisa mostrou ainda que a telefonia móvel também teve grande crescimento. Atualmente, 59% da população já possui seu próprio telefone e 75% faz uso de celular, mesmo que não possua o seu. Os números eram de 52% e 68% em 2008.
O fato de muitas pessoas usarem celular e não o possuírem é explicado pela existência de um celular em uma casa de, por exemplo, quatro moradores, utilizado por todos eles. “O custo alto da telefonia móvel é a razão pela qual nem todos possuem o seu próprio aparelho”, diz Barbosa.
Os números ainda mostraram uma estagnação do setor da internet móvel. Desde 2005 não há crescimento na área, explicado pela falta de interesse das operadoras em investir no setor, que pode canibalizar seu próprio serviço, diz o executivo do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.
Já a telefonia fixa apresentou crescimento, contrariando a tendência de sua substituição pela móvel. No Sudeste, por exemplo, os serviços de telefonia fixa estão presentes 58% das casas, uma recuperação em relação aos 51% anotados um ano antes.
“A razão é, novamente, o alto custo da telefonia móvel. Assim, as empresas de telefonia fixa aproveitaram no último ano para oferecer combos com TV a cabo ou divulgar o menor preço da linha”, explicou ele.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus