José Padilha responde Temer.

12 maio 2010


Integra da nota do cineasta José Padilha - Tropa de Elite 2

"O filme Tropa de Elite 2 não tem nenhum deputado corrupto chamado Fraga. Existe, sim, um personagem com esse nome, mas ele não é um deputado corrupto. O deputado corrupto de 'Tropa de Elite 2', totalmente fictício, diga-se de passagem, chama-se Guaracy. (Espero que não exista algum deputado corrupto com este nome. Se existe, vou logo avisando que é coincidência!)

Confesso que, até ler a matéria da Folha, eu nunca havia ouvido falar na existência de um deputado com o nome Fraga. Hoje, depois de uma rápida pesquisa na internet, aprendi que ele existe. É um deputado do DEM, considerado por parte da imprensa como membro da base parlamentar do ex-governador Arruda. Longe de mim querer denegrir a sua imagem. Deputado Fraga, pode ter certeza: você não tem nada a ver com o Fraga do meu filme!

Também não posso deixar de comentar a declaração do deputado José Genoino, que, apesar de nunca ter visto o filme 'Tropa de Elite 2', afirmou que o filme está 'tentando colocar o Parlamento como piada. A defesa do Parlamento está em jogo, não podemos achar que isso é normal. Se a moda pega, a Câmara será colocada como uma instituição que não tem poder nenhum'.

Ao nobre deputado quero dizer que, em uma democracia, tem que haver liberdade de expressão. Em uma democracia, se um artista quiser fazer piada com o Parlamento, ele deve ter liberdade para tal. De minha parte, não fiz piada alguma com a Câmara em 'Tropa de Elite 2'. Para mim, o Parlamento brasileiro e os inúmeros casos de corrupção que a imprensa associa a ele são um assunto sério demais para piadas.

Finalmente, a ameaça que o presidente Michel Temer fez à liberdade de expressão, ao afirmar que 'vai encaminhar para análise da procuradoria o fato de o filme 'Tropa de Elite 2' ter cenas inspiradas na rotina da Casa e nos próprios deputados', me fez pensar na época da ditadura. Será que a procuradoria da Câmara vai virar um órgão de censura cuja função é tentar proibir que artistas se inspirem na Câmara e em seus membros para fazer filmes? Espero que não!

José Padilha"

Anacronikus:
Temer e Alberto Fraga não deveriam ficar tão ressentidos assim.
Afinal, trata-se de um filme de ficção.
Se fosse um documentário, aí a coisa seria mais feia.
Mas feia mesmo é a censura disfarçada que impera no Brasil.
Baixa a bola Temer.
Não há nada a TEMER.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus