TSE recebe cinco registros de pesquisa eleitoral

29 maio 2010


O Tribunal Superior Eleitoral recebeu, a partir de segunda-feira (24/5) até o início da tarde de sexta-feira (28/5), cinco registros de pesquisa de intenção de voto nas eleições 2010. As pesquisas vão servir para apurar intenção de voto dos eleitores de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais para presidente e vice-presidente da República, senador e governador.
A primeira pesquisa foi feita pela Brasmarket Análise e Investigação de Mercado S/C Ltda., a pedido da TV Cidade dos Príncipes. O período é de 21 a 29 de maio. A segunda empresa a fazer pesquisa foi a Empop – Publicidade Pesquisa e Marketing, por solicitação da mesma. A pesquisa aconteceu entre 22 e 25 de maio. A terceira empresa a fazer pesquisa foi a Ibope – Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda., a pedido do Diário do Alto Tietê. O período foi de 20 a 23 de maio.
A Sensus Data World Pesquisa e Consultoria fez a quarta pesquisa a pedido do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG). A pesquisa está sendo feita de 27 e 29 de maio. A última pesquisa foi registrada em nome de Raphael Ferreira de Barros Filho, a pedido da Empresa Francana Editora de Jornais e revistas. As entrevistas foram feitas de 15 a 21 de maio.
De acordo com a resolução sobre pesquisas eleitorais, desde o dia 1º de janeiro deste ano, todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias da divulgação. Somente as pesquisas sobre eleições presidenciais são registradas no TSE. As enquetes sobre os demais cargos (governador, senador, deputados federal, estadual/distrital) têm de ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do estado pelo qual o candidato vai concorrer. Os institutos de pesquisa devem informar quem contratou e pagou a sondagem. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus