Os ladrões da Bancoop pediram votos.

19 maio 2010


Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - A Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) participou diretamente de campanhas eleitorais do PT e, por meio de seu antigo presidente, Luís Malheiro, chegou a pedir votos para o então candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e para outros nomes do partido, entre eles Ricardo Berzoini, ex-presidente da sigla.

A suspeita foi levantada por integrantes da CPI da Bancoop, na Assembleia Legislativa de São Paulo, que investiga denúncias - de suposta lavagem de dinheiro, desvio de recursos dos cooperados e fraudes - contra a cooperativa. Cópia de uma carta que teria sido redigida por Malheiro em 2002 chegou às mãos de parlamentares do PSDB. Hoje, o documento será juntado aos autos da CPI.
Na carta atribuída a Malheiro, ele pede "aos amigos cooperados que confiem seu voto ao Ricardo Berzoini para deputado federal". "Sua reeleição é muito importante para o cooperativismo e para os trabalhadores", diz o texto. "Sua influência levou ao programa de governo do Lula. O Brasil precisa de parlamentares como ele."
A carta cita também João Vaccari - sucessor de Malheiro, que morreu em 2004, em acidente de carro na cidade de Petrolina (PE). "Nosso diretor João Vaccari é suplente de senador na chapa de Aloizio Mercadante", destaca o texto. "Somos um dos melhores exemplos de que cooperar é o melhor caminho para atingir nossos sonhos e que os trabalhadores podem administrar seu próprio destino."

Anacronikus:
Esses caras não tem limites para o cinismo, para a senvergonhice e para a roubalheira.
Deveria haver um meio de dar celeridade à justiça.
Adoraria poder visitas essa gente na cadeia.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus