O governo da quadrilha pariu um monstro.

20 maio 2010


No que depender do Ministério de Minas e Energia, Furnas não será punida pelo apagão de novembro passado, que deixou 18 estados brasileiros no escuro por até 14 horas.
O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, revelou ao Correio/Diario que o relatório final do órgão acaba de ficar pronto, com a seguinte conclusão: o blecaute foi consequência de problemas de blindagem não previstos no projeto original da subestação de Itaberá (SP) para suportar a incidência de raios de pequena intensidade, e não de falhas de manutenção nas linhas de transmissão a partir de Itaipu. "Não é questão de erro. A manutenção da instalação estava em dia. O que havia era a necessidade de alteração das condições do projeto. Foi o diagnóstico que o grupo fez com o Cepel", afirmou Zimmermann. ( Font: Diário de Pernambuco )

Anacronikus:
Bom, chegamos à seguinte conclusão uma pulga causa mais estragos que um elefante descendo a ladeira.
O tal Zimmermann ( sofisticado assim mesmo, cheio de "m" e "n" ) e da cota de Sarney que, como todos sabemos, adora umas Mina e uma Energia.
Quer dizer que toda aquela obra monumental de engenharia não aguenta os raios imperceptíveis.
Mas o que são raios imperceptíveis?
Sinceramente, não sei.
Sei o que são raios, conheço até os raios que os partam, mas estes "pequenos raios" com força para promover um apagão terrorista em 18 estados brasileiros, esse eu não conheço.
O Apagão da Dilma foi provocado por míseros raiozinhos que geraram uma "multazinha" de 53 milhões de reais.
Agora gente, imagina se fosse um daqueles "raião" que cai nas costa da "Califórna"?
Diz mais o relatório fajuto eleitoreiro:
"A análise dos índices pluviométricos na região, explicou o ministro, não constatou alterações. Porém, a concentração de chuvas em determinados horários, aliada ao acúmulo de vento, deixou a subestação sem proteção para descargas elétricas de menor grau, que não estavam previstas no projeto original, com blindagem apenas para raios de forte intensidade. "Quando era uma descarga, um raio forte, a subestação protegia. Quando eram raios pequenininhos, esses que a gente acha que não (interfere), iam direto e ninguém via. Viu-se que a blindagem da subestação de Itaberá, apesar de estar dentro das normas, era diferente das outras: Tijuco Preto, Ivaiporã e Foz", detalhou Zimmermann. Foi essa a razão, segundo ele, que desencadeou a discussão com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre as causas do apagão."
Gentem, não é um mimo isso?
Um raiozinho esculhamba com o Brasil,
Dois raiozinhos esculhambam, esculhambam muito mais...
....

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus