IRÃ, DE LULLA, TENTA SACANEAR ONU.

24 maio 2010


Após entregar formalmente à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) os detalhes do acordo firmado com Brasil e Turquia, o enviado do Irã ao organismo da ONU (Organização das Nações Unidas) foi evasivo quando questionado sobre os planos da República Islâmica de seguir com o enriquecimento de urânio.
O Irã fez um apelo às grandes potências e à agência nuclear da ONU nesta segunda-feira pela implementação de um acordo para enviar parte de seu urânio à Turquia em troca de combustível atômico, e disse que o programa de enriquecimento nuclear era uma assunto separado.
A proposta para trocar urânio de baixo enriquecimento por combustível a ser usado em um reator iraniano de pesquisa médica, tem como objetivo tranquilizar os temores de que o Irã estaria tentando acumular material suficiente para produzir armas nucleares, e foi acordado na semana passada por Teerã, Turquia e Brasil.
"Esperamos (que isso) seja realizado assim que possível", disse Ali Asghar Soltanieh, enviado do Irã à Agência Internacional de Energia Atômica.

Questionado se o Irã continuaria enriquecendo urânio mesmo se o acordo fosse aprovado, ele disse: "Essa não é a questão."
De acordo com analistas a proposta oferecida pelo Irã não deve ser suficiente para convencer -- EUA, Rússia, China, Reino Unido e França -- os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU a abolirem os planos das potências ocidentais de uma nova rodada de sanções contra o país.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus