FT volta a fazer duras críticas ao Brasil

14 maio 2010


"As autoridades americanas reconhecem que a tentativa brasileira de seguir um caminho
diplomático próprio - assim como esforços parecidos de outras 'potências emergentes', como a Turquia - são um novo desafio para a política externa americana".
"À medida que o Brasil se torna mais afirmativo globalmente e começa a afirmar sua influência, vamos trombar com o Brasil em novos temas - como o Irã, o Oriente Médio, o Haiti. Embora "positiva de uma maneira geral", esta postura brasileira "está nos desafiando porque significa que temos de repensar a forma como entendemos nosso relacionamento". - Thomas Shannon (embaixador americano no Brasil)

Anacronikus:
O risco que corremos com a aventura destrambelhada de nossa política externa, será o de sermos igualados a países como a Venezuela de Chaves e a maldita Cuba dos Castro no quadro de visão de extrema desconfiança que estes países são classificados.
O possível fracasso da iniciativa e da conduta de confronto adotada pela política externa brasileira pode representar graves prejuízos ao Brasil.
O possível anúncio de sucesso será rigorosamente testado se todas as condições impostas forem atendidas o que, convenhamos, será muito difícil.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus