Dois Brasis estão em jogo.

25 maio 2010


Está chegando a hora de escolher o Brasil que queremos.
Hoje, temos duas opções de Brasil do futuro para escolhermos.
Num deles temos a desfaçatez dos governantes, a falta de compostura de políticos que se vendem por qualquer bagatela ou cargo público.
Um Brasil onde os verdadeiros interesses da nação são jogados no lixo, onde temos a falta de educação como prêmio e dádiva de proto-ditadores que pregam a excelência de sua falta de cultura para se vangloriar de seus feitos e onde os valores morais são desprezados transformado-se na terra do vale tudo dos interesses particulares.
Temos o Brasil do mensalão, o Brasil de Delúbio e Dirceu, de Renan e Sarney, de Collor e Vaccari.
Temos o Brasil ridicularizado no mundo por um cara que passou a achar que o mundo é do tamanho de Garanhuns e que pensa que pode enganar os ianques e os “louros altos de olhos azuis”, com a mesma fala ensebada com que engana a plebe do peão nordestino.
Temos um Brasil rachado entre negros e brancos, pobres e ricos, como se só existissem os negros pobres e os pobres negros, como classes distintas em um apartheid disfarçado e nojento, cuja intenção é apenas a de usá-los como massa de manobra de políticas discricionárias, esquecendo-se que existem nas favelas e ruas das grandes cidades brancos paupérrimos que não tem nem mesmo um pedaço de pão para saciar a fome incômoda de seus meninos.
Temos o Brasil da mentira deslavada e cínica, que quer transformar em erráticos e lunáticos, os que ainda ousam defender verdades.
Temos o Brasil daqueles que querem reescrever nossa história, não para desmistificar a calmaria de Cabral, mas para reacender feridas cujas cicatrizes são expressões de uma guerra que a imensa maioria não quis.
Temos o Brasil medíocre, afogado em apoios a ditadores cruéis, sanguinários e medíocres, como se eles realmente significassem a obtenção de um novo mundo possível, mas que mantém, sob suas prisões, gente que ousou contestar suas barbaridades e crimes, cometidos sob a égide de uma orientação política que pune com a morte e a falta de democracia todos os que querem prezar pela liberdade.
Temos um Brasil que relega a educação e a segurança de nossos filhos e netos, de nossos idosos e jovens, a um plano muitas vezes acompanhado pela desgraça das drogas, pela guerrilha das favelas, pela deturpação de valores que são caros à uma sociedade evoluída.
Temos o Brasil enlameado, sujo, desonesto, vulgarizado e mediocrizado pela incompetência e pela corrupção.
Mas temos a opção de escolher um outro Brasil.
Este Brasil é brasileiro, onde negros e brancos dividem entre si as responsabilidades pela construção de uma sociedade sem rachaduras, de uma nação mais justa.
É o Brasil alegre e jovial, como nossa gente, que samba, que dança, que sente orgulho de nosso verde e amarelo, que ostenta no peito as estrelas de campeão, que se reúne nos fins de semana nas mesas de bar da esquina para falar de futebol e política com a irreverência que somente a liberdade e a democracia incentivam.
Temos o Brasil que pode trazer de volta a esperança de sermos uma nação reconhecida no mundo, integrante do grupo de nações respeitadas e admiradas, com posições firmes contra a tirania dos ditadores e a sanha assassina de terroristas.
Esse Brasil que podemos optar livremente, é o Brasil que não flerta com ditadores, que não nos envergonhará jamais perante o mundo, que se mantém firme na luta por um mundo repleto de democracia e liberdade.
O outro Brasil que podemos escolher não admitirá falcatruas, roubalheiras descaradas, não permitirá a impunidade gratuita ou arranjada, nem o desrespeito cínico às Leis e à Ordem.
O outro Brasil que podemos escolher, pensará mais em nossas crianças, cuidará mais de nossos idosos, tirará das ruas os famintos e desabrigados.
Este Brasil não é baseado na utopia de um mundo possível, mas de um mundo real, com gente verdadeiramente disposta a mudar a vida daqueles que precisam reaver a dignidade perdida pela pobreza ou pela mendicância.
Este outro Brasil, será o Brasil das verdadeiras oportunidades para negros e brancos, pobres e ricos, deficientes ou não, receberem o tratamento devido e o respeito que merecem como cidadãos de pleno direito.
O outro Brasil é o Brasil competente, decente e honesto que vai nos fazer crer que somente o trabalho honesto, a dedicação ao estudo e clareza de princípios pode nos levar a ser o que sonhamos.
Esse outro Brasil Pode mais.
Pode nos trazer a certeza de continuidade de nossa democracia, do avanço de nossas liberdades e a certeza de estarmos defendendo o Brasil sério com que todos sonhamos.
É esse o Brasil que se deve escolher.
É o Brasil que pode e deve ser muito mais.

Anacronikus

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus