O colégio eleitoral que mais cresce no Brasil é o da região Norte. Porém, desde abril, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) não pisaram ali. Desde as eleições de 2006, o eleitorado do Norte aumentou 11,2% e passou o do Centro-Oeste, que caiu para o último lugar do ranking, apesar de ter crescido 7,6%. Os cinco Estados onde o número de eleitores mais aumentou são nortistas: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas e Acre.
Houve crescimento abaixo da média nacional no Nordeste, no Sudeste e no Sul. Esta última região é a que mais vem perdendo participação no total. O crescimento de seu eleitorado foi de 16 5% nos últimos dez anos, menos da metade dos 38,5% atingidos pelo Norte.
As mudanças no tabuleiro eleitoral se devem a fenômenos migratórios e a variações na taxa de natalidade. As projeções de população para 2030 indicam continuidade na tendência de encolhimento proporcional do Sul e de crescimento maior do Norte segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
São Paulo é o maior colégio eleitoral do País, com 30 milhões de eleitores. Minas Gerais é o segundo, com 14,4 milhões de votantes - mais do que a soma de Mato Grosso, Amazonas, Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.
Anacronikus:
Gonzalez, vou começar a cobrar pelas informações.
Não me venha com a campanha xuxu, Gonzalez.
Esta eleição é briga pura.
Aliás, é guerra sangrenta.
Dar uma de padreco vai signidficar derrota.
Esquece essaa história de marketing propositivo.
Recém-criado, Núcleo da Polícia Penal de Santa Catarina fez 80 prisões de
foragidos em 120 dias
Foto: Divulgação /SECOM Agilidade, estratégia e resultados. O Núcleo de
Busca e Recaptura da Polícia Penal de Santa Catarina (Recap) já se firmou
como uma ...
Há uma hora
Comente
Seja benvindo.
Seu comentário será publicado assim que autorizarmos.
Assim é, para que possamos evitar o contato direto com a praga "Petralha" e os abusos que possam ocorrer.
De resto se você ama a Democracia e odeia o petismo quadrilheiro, aqui é o seu lugar.