As pesquisas

22 maio 2010


Veja por que não analiso pesquisas, principalmente numa fase em que elas são importantes apenas para fins políticos e. devido à isso, podem ser manipuladas de acordo com o pedido do fregues.

INSTITUTOS CANDIDATOS
SERRA DILMA MARINA
VOX ( 2.2 ) 35 ( 37 ) 38 ( 36 ) 8 ( 6 )
SENSUS ( 2.2 ) 32.7 ( 34.9 ) 32.4 ( 30.6 ) 8.1 ( 5.9 )
DATAFOLHA ( 2 ) 37 ( 39 ) 37 ( 35 ) 12 ( 10 )

Em negrito temos os percentuais com as devidas margens de erro.
O Insituto que destoa é o Vox.
Nos outros, Serra, consideradas as margens de erro, tem os mesmos 4 pontos percentuais das pesquisas anteriores de vantagem sobre a terrorista.
O dado que deve ser levado em  consideração pelos estrategistas de campanha de Serra, é que a diferença está diminuindo.
E aí, o principal causador desta diferença, é o descarado uso da máquina do governo em favor de sua terrorista de plantão, o resto é balela.
A cabeça do brasileiro ( eleitor ) está voltada para a Copa. A realidade vai voltar somente após ela ( a copa ) acabar.
As margens de erro, fatores de manipulação, é o que dá "credibilidade" a resultados que podem ser considerados por muitos como fajutos.
Em 1989, a diferença entre Lula e Collor era de apenas 2 pontos percentuais no segundo turno, já considerada a tal margem de erro. O que era considerado empate técnico.
O caso da bastarda Lurian fez o resultado final. 51.5 para collor e 46.1 para Lula.
Por isso, não discuto pesquisas eleitorais. Muito menos nesta fase.

 
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