Últimos 9 dias.

16 abril 2010


Faltam 9 dias para que Gilmar Mendes deixe a presidência do STF.
No balanço de erros e acertos, cremos que os acertos foram em maior número.
Em entrevista publicada no Estadão Gilmar Mendes todo o equilíbrio que caracterizou sua atuação à frente do Tribunal, mesmo nos momentos mais difíceis em virtude de decisões consideradas polêmicas por certos grupos.
Dizendo não ter arrependimentos, Mendes deixa observações desconcertantes.
Quanto ao deboche do Miserável Mentiroso, disse:
"...diante de uma decisão da Justiça Eleitoral impondo uma sanção a certa autoridade, esta autoridade não pode fazer brincadeira, deboche. Essa autoridade, a despeito de sua eventual contrariedade com a decisão, tem o dever de lealdade constitucional."
Incisivo, Mendes exemplifica como "ajudou" o governo da quadrilha a enxergar o estado democrático de direito e ainda dá uma estocada no ex-Rolando Lero.
"As ações abusivas que víamos na conduta de alguns segmentos da Polícia Federal. Gostem ou não, foi o STF que colocou essas ações nos trilhos. A questão das invasões de terra. Foram as advertências do STF, inclusive as minhas falas de que não houvesse subsídio estatal para essas entidades, que chamaram a atenção para a responsabilidade do Ministério Público e do governo para esse assunto. Questões ligadas à demarcação de terras indígenas: foi o STF que talvez tenha reorientado o governo nesse tipo de política, evitando redemarcação, incentivo a invasões, superdimensionamento das áreas demarcadas. Lamento o Judiciário não ter ajudado em uma coisa: a manter os cubanos no Brasil."
Gilmar Mendes, sem dúvida, deixará saudades.
Por sua integridade, por sua firmeza e muito mais pelo seu destemor de enfrentar tanto a lei de porta de botequim defendida inclusive por um de seus pares como a vigilância da patrulha patrocinada pela quadrilha.
Parabéns Mendes.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus