PROJETO AZEREDO.

08 abril 2010


O Ministério da Justiça divulgou hoje o anteprojeto do Marco Civil da Internet.
O texto, construído sobre uma consulta pública realizada no final do ano passado, definirá os direitos e reponsabilidades dos internautas, empresas e do governo na internet.
Entenda como foi o processo de consulta e veja como participar da segunda fase e quais são os principais pontos do projeto
A principal novidade no anteprojeto foi a inclusão do mecanismo ”notice and take down” (notificação e retirada), que permite que os provedores retirem do ar conteúdo considerado ofensivo. Funciona assim: a empresa recebe uma denúncia e tem três opções. Identifica e responsabiliza o autor, suspende o conteúdo ou o mantém como está.


O conteúdo pode ser retirado do ar com apenas uma denúncia, mas o mecanismo também permite a republicação imediata.
“É importante preservar a interatividade na internet e a liberdade de expressão, mas também é importante preservar terceiros que se sintam prejudicados”, disse Guilherme Almeida, responsável pelo projeto. “A função (da notificação e retirada) é dar uma alternativa para quem gerencia o conteúdo se certificar sobre quem detém a responsabilidade por aquilo. A medida não pretende obrigar a empresa a nada”, disse.
O anteprojeto foi colocado em nova consulta pública, que acontecerá pelos próximos 45 dias. Depois, ele será apresentado ao Congresso.

Anacronikus:
Para os que não se lembram, o senador Azeredo foi o primeiro amigo (???) de Valério. Segundo as más linguas o inventor do mensalão.
Talvez seja por isso a ira do senador contra aqueles que sentam o pau em gente que age de forma desonesta.
Se ele fosse tão seguidor das leis como afirma, teria renunciado e se afastado da vida pública.

O que Azeredo quer, na verdade, é censurar a internet como Chaves na Venezuela.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus