Nova análise tolediana.

23 abril 2010


Mais uma pérola humorística do Toledão. Vamos la:

“Segundo Ibope e Datafolha, José Serra (PSDB) teria mais a ganhar com a eventual saída de Ciro Gomes (PSB) da corrida presidencial. Na comparação dos cenários com e sem o pré-candidato socialista, o tucano soma mais pontos em sua intenção de voto estimulada do que as adversárias quando Ciro está fora do páreo.”
Toledão não inclui o Sensus, até aqui incluído em suas “análises” na teoria das médias. Será por que?


“Em ambos os institutos, Serra ganha quatro pontos no cenário sem Ciro. Dilma Rousseff (PT) ganha de 2 a 3 pontos, dependendo do instituto, e Marina Silva (PV) soma de 1 a 2 pontos. Logo, a vantagem do tucano se ampliaria.”
Óbvio e ululante, como diria Rodrigues. Mas.....e sempre tem uma mas na teroria tolediana,

“Isso, na teoria. Porque há outros fatores que influenciarão a preferência dos eleitores em caso de desistência de Ciro. Entre eles, o seu comportamento: se Ciro sair atirando em Dilma, o resultado será um; se subir no palanque dela, o impacto será outro.”

Elementar meu caro Dr Toledão, elementar.

“Aumentam também as chances de a eleição ser decidida no 1º turno. No cenário com Ciro, Serra tem hoje 44% dos votos válidos, segundo o Ibope. Sem Ciro, o tucano chega a 49% dos votos válidos. Para ser eleito em 1º turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.”

Uauuuu! Mais uma daquelas obviedades que a realidade está estampando nas análises toledianas. Mas....e sempre tem um mas....

“Essa conta, porém, é imperfeita. Não contabiliza os 9% de indecisos, que na hora de votar optarão por um candidato. E o cenário em outubro pode ser muito diferente do atual, quando ainda 60% dos eleitores não sabem dizer espontaneamente o nome de um presidenciável que esteja no páreo.”

Toledão aqui dá uma dilmescada.
Para efeito de pesquisa, o que vale são os votos considerados válidos em um ou outro candidato.
Na matemática dos indecisos quando aconteceu de todos eles escolherem ou se decidirem por um único candidato?
No Datafolha sem Ciro, por exemplo, Serra abre 6% de vantagem sobre os concorrentes.
Será que 6% dos 9% de indecisos vão votar na terrorista? Duvido.
Mas, sempre tem um mas.....surge a saída pelas esquerda:

“Serra tem mais chances de ser o principal beneficiado com a eventual saída de Ciro, mas só a evolução da campanha, novas rodadas de pesquisa e, em última instância, as urnas poderão confirmar essa probabilidade.”

Eles não se cansam de tentar arranjar meios de dar a vitória antecipada para a quadrilha.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus