Vai pegar. Pré-sal na mira de se tornar real.

16 março 2010


Leiam, de pois a gente se entende.

Oposição terá relatoria de projetos do pré-sal no Senado
CAROL PIRES E RENATO ANDRADE - Agencia Estado

Os problemas do governo para aprovar no Senado os projetos do pré-sal não se resumem à polêmica sobre a divisão de royalties. A oposição vai comandar a relatoria de todos os projetos dentro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), um dos grupos responsáveis pela avaliação das propostas. Além do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que será responsável pelo relatório sobre a Petro-Sal, o presidente da Comissão, Demóstenes Torres (DEM-GO), pretende distribuir a relatoria dos outros três projetos para colegas de partido.



A lista de Demóstenes inclui os senadores José Agripino Maia (RN), ACM Júnior (BA) e Kátia Abreu (TO). Além da proposta de criação da nova estatal (Petro-Sal), o marco regulatório do pré-sal inclui os projetos sobre a capitalização da Petrobras, o que cria o Fundo Social e o que estabelece o novo modelo de exploração e as regras de divisão dos royalties, uma compensação financeira devida pelas empresas que exploram petróleo e gás.
Como oficialmente apenas o projeto da Petro-Sal está formalmente tramitando no Senado, o presidente da CCJ ainda não fez a distribuição da relatoria das outras propostas. "Estou esperando os projetos chegarem, mas a lista é essa", disse Demóstenes. Diferente do que ocorreu na Câmara, os projetos terão que passar por, pelo menos, três comissões fixas do Senado antes de serem votados em plenário. Na Câmara foram criadas comissões especiais para analisar as propostas encaminhadas pelo Palácio do Planalto em setembro do ano passado.
O senador ACM Júnior cobiça relatar a proposta que estabelece o modelo de partilha, a mais importante e polêmica entre as quatro. Se conseguir o que quer, o parlamentar baiano promete refazer o projeto. "A partilha só serve para meter mais estatização na economia, serve para colocar a Petro-Sal na jogada, dar mais poder à Petrobras", disse o senador, que assim como a maioria da bancada oposicionista, é contra a mudança no modelo de exploração.
Fundo Social
O Planalto também terá dificuldades na tramitação da proposta sobre o Fundo Social dentro da Comissão de Assuntos Sociais. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que preside a comissão, escolheu o petista Paulo Paim (RS) para relatar o projeto.
Conhecido por defender as causas dos aposentados, o senador já adiantou que irá incluir a Previdência e a Seguridade Social entre as áreas que serão beneficiadas com recursos do Fundo, que servirá como uma poupança dos recursos do pré-sal para financiar projetos e programas que vão desde o combate à pobreza até medidas na área de meio ambiente.
Na Câmara, os deputados aprovaram uma emenda ao projeto destinando, no mínimo, 5% dos recursos para a recomposição do valor das aposentadorias acima de um salário mínimo. A medida foi bastante criticada pelos governistas.

Anacronikus:
É a eleição, estúpidos.
O inferno zodiacal do Cachaça nos diz que ele virou um barril de água.
Vocês sabem, ele odeia água.
Chegou a hora desta oposição de merda dizer a que veio.
Infernizar a vida da quadrilha tem que ser a tõnica de sua atuação.
Será que não está na hora de pedir o impeachment do barril de cana?

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus