Serra em Piracicaba

13 março 2010


Clima de campanha
Poupatempo Estadual Inauguração foi marcada por discursos políticos em favor de José Serra à Presidência da República

DANIELE RICCI
Da Gazeta de Piracicaba
daniele.ricci@gazetadepiracicaba.com.br

Discursos inflamados, quase que antecipando vitória do governador do Estado de São Paulo pela Presidência da República, marcaram a vinda de José Serra a Piracicaba na tarde de ontem, para a inauguração do Poupatempo Estadual. Acompanhado por secretários estaduais, municipais, prefeitos da região, deputados, tucanos e da base aliada ao PSDB, Serra falou das vantagens do novo serviço, comparou dados do Estado em relação ao desempenho do Governo Federal, mas disse ser contra campanhas políticas antecipadas.
Em coletiva, o governador confirmou para maio a vinda do helicóptero da Polícia Militar, que deve reforçar a segurança em Piracicaba e região. É provável que José Serra volte a Piracicaba para a inauguração da sede própria do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), antes de 3 de abril, quando termina o prazo de inauguração de obras para pré-candidatos que ocupam cargos públicos.
Ainda na área da segurança, o governador comentou sobre a demora do programa do Estado para a construção de novos presídios com o objetivo de eliminar excessos carcerários, para o que foi destinado R$ 1 bilhão. "Está muito devagar porque presídio é uma coisa que todo mundo quer, mas ninguém quer na sua cidade, no seu bairro. Por isso, com muita frequência temos mudado o lugar e não anda com a rapidez que gostaríamos, embora seja provado que a instalação de presídios não aumenta a criminalidade", disse.
PROFESSORES. O governador chegou à praça José Bonifácio por volta das 16h15 e foi "recebido" por um grupo de aproximadamente 30 professores, que carregavam faixas sobre a greve. O movimento foi pacífico e, de acordo com a conselheira local da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Jocely Filleti Barella, a proposta foi mostrar à população o descontentamento dos docentes. "Muita coisa está sendo dita e não é verdade, nossas reivindicações não estão sendo ouvidas, vamos entregar ao governador ou a seus assessores um documento falando sobre isso."
Serra comentou que o movimento grevista "é pequeno e curiosamente se opõe a conquistas como melhoria do ensino, é contra o aumento por mérito, o relaxamento das faltas dos professores, quer eliminar o material discente produzido pelo Estado para os alunos estudarem, cancelar concurso convocado etc", falou.
Para a Copa de 2014, Serra disse estar fora de cogitação a construção de outro estádio em São Paulo. "Estamos apoiando o Morumbi e toda a infraestrutura que há."
Ao final, o governador lamentou a morte do cartunista Glauco, considerando-a "estúpida e prematura". "Perdemos um excelente cartunista e analista, um crítico de humor leve, agudo, do cotidiano. Eu era seu leitor."

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus