O JOGO SUJO DE AÉCIO.

04 março 2010


Tenho cutucado aqui e ali, para tentar entender o que se passa, de verdade, pela cabeça de Aécio Neves, desde a sua intransigência com a realização das prévias, passando pela sua desistência à candidatura presidencial, até chegar à sua postura atual.
Muita coisa se passou por esta minha análise.
A conjuntura de Minas Gerais, mensagens indiretas jogadas ao vento pelo governo da quadrilha, frases soltas de integrantes de outros partidos ou de dentro do próprio PSDB.
Relembrei ( e pesquisei ) os fatos ocorridos quando do embate entre Serra e Alckmim para a definição do candidato do PSDB na eleição passada.
Relembrei do descaso do partido, com o histórico de Serra, desdenhosamente chamado de “Recall”.
Relembrei marqueteiros e analistas políticos a dizerem que as chances de vitória de Alckmin eram muito maiores que as de Serra que, pela definição deles, teria atingido seu “máximo” de intenções de votos, enquanto que Alckmin teria, depois de conhecido, possibilidades maiores até que as de Lula.
Foi o que vimos.
Alckmin, partindo de um baixo percentual de votos, realmente cresceu, mas não o suficiente para derrotar o chefe da quadrilha petista.
Desta vez, a disputa está sendo mais polida, digamos assim.
Mas extremamente suja em seus bastidores.
Aécio flerta com Lula, de forma descarada, usando como pretexto, sua capacidade de agregar várias correntes da política brasileira.
Nos bastidores, uma penca de políticos, inclusive de outros partidos, enviam sinais de traição se Serra continuar candidato, estimulando, ou melhor, tentando pressionar Serra a desistir de sua intenção.
Vou começar a citar nomes de alguns, que pelo que já disseram, parecem estar trabalhando para boicotar a candidatura de Serra.

Rodrigo Maia – Presidente do DEM ( email: dep.rodrigomaia@camara.gov.br ):
Em entrevista recente, o gordinho soltou:

“Temo pelos próprios mineiros, que já se frustraram quando Aécio anunciou que seria candidato ao Senado. Agora eles podem se decepcionar novamente, apostando na desistência de Serra. Esse jogo é muito ruim tanto para o PSDB como para todos nós que estamos juntos.”

O que levaria Rodrigo Maia, cujo partido não apresenta nome de peso para disputar o cargo, a tecer uma consideração deste tipo?
O que quer dizer esse cidadão, quando afirma que será ruim para os mineiros a saída de Aécio?
Como assim Cara pálida, se decepcionar novamente?

Marcos Monte – Dep. DEM –  MG (dep.marcosmontes@camara.gov.br  - Ou enviar direto do site do parrudo: http://www.deputadomarcosmontes.com.br/index.php?option=com_contact&Itemid=3 ):

“A verdade é que, em Minas, não há empolgação pela candidatura Serra, com a gente sabendo que o Aécio seria um candidato muito melhor.”

E aí, a trairagem dentro do PSDB mineiro.

Nárcio Rodrigues – PSDB/MG – Coordenador da bancada mineira na câmara. (dep.narciorodrigues@camara.gov.br e mais um número de páginas na net, que ele diz não ser dele – Atuou no mensalão de Azeredo. )
Disse o parrudo:
“O que irrita é que a cúpula do PSDB sequer levou em conta a candidatura Aécio. Os paulistas decidiram que o candidato é o Serra e ponto final. Quando todos sabemos que o Aécio tem muito maior capacidade de agregação. E agora, para irritar muito mais, vêm com a história de que o Aécio tem que ser vice. Que se não for, será o culpado pela derrota do Serra. Ora, o Serra é que tem que correr atrás dos seus votos. Não pode culpar o Aécio.”

E continua o zebu:

“O fato é que Lula tem muita penetração em Minas. E, para piorar, a Dilma é mineira. Além disso, PMDB e PT tendem a fechar acordo no Estado. Fica muito difícil para o Serra penetrar nesse eleitorado”

Julio Delgado – DEP - PSB-MG ( Partido do Boquirroto Ciro Gomes ) – (dep.juliodelgado@camara.gov.br)
“Ao chegar no Congresso, Aécio estava sendo pressionado pela cúpula tucana a aceitar a vaga de vice do Serra. Mas acabou deixando claro para todos que é o melhor candidato a presidente da República. Serra ficou o tempo inteiro cercado pelos tucanos de São Paulo. Já Aécio saiu praticamente nos braços de aliados de todos os partidos, do PMDB ao meu PSB, passando pelo PSDB e pelo DEM.”

 E agora, o outro lado. A quadrilha.

José Eduardo Dutra – Presidente  da quadrilha petista:
“O Aécio é um grande líder e Minas, o segundo colégio eleitoral do País. É claro que isso tem peso. Mas terá maior ou menor peso na eleição nacional, dependendo do interesse do candidato em se empenhar nessa linha”.

Repararam como o discurso é o mesmo da quadrilha?
Pera aí cidadãos.
Muito melhor em que?
Qual empolgação com Aécio foi mostrada em inúmeras pesquisas de intenção de voto?
Vamos aos fatos?

DADOS DA ÚLTIMA PESQUISA IBOPE
PESQUISA EXPONTÂNEA
CANDIDATOCentro Oeste/NordNordesteSudesteSulCapitais
Aécio01%00%00%00%03%
Serra12%02%12%09%10%
Dilma10%10%08%07%12%
Ciro03%02%01%02%02%
PESQUISA EXPONTÂNEA SEM AÉCIO
Ciro09%15%09%13%14%
Dilma30%33%21%19%27%
Serra28%28%43%39%30%
PESQUISA EXPONTÂNEA SEM CIRO
Dilma31%35%24%22%30%
Serra33%3646%45%36%
COM CERTEZA VOTARIA ( VOTOS CONSOLIDADOS )
Ciro08%09%06%08%08%
Dilma20%26%18%16%20%
Aécio24%21%37%27%36%
Serra34%2137%27%30%
OBS.: 45% acreditam que Serra será o próximo presidente independentemente da opção de voto.


Analisando-se os dados acima, perguntamos:
Onde existem motivos para que esses pulhas pensem assim?
As pesquisas mostrem que, até em Minas, Serra teria mais votos que o garanhão mineiro então, de onde vem a presunção desta turma de que Aécio venceria a disputa?
Trata-se, como disseram tantos outros analistas, de puro terrorismo.
Trata-se de puro egoísmo político desta turma, que é a mesma que fez aquele vexame quando da teimosia de Alckmin.
Perderam daquela vez, e perderão agora.
Da outra vez, Serra abriu mão.
Alguns, o chamaram de covarde.
Desta vez, é diferente.
Serra está determinado a usar o cartão de crédito eleitoral que lhe é conferido pela maioria do povo brasileiro.
Enquanto isso, Aécio joga nos bastidores com sua turminha de “ilustres e arrogantes desconhecidos”, com a possibilidade da renúncia de Serra em concorrer e a possível unção dele como salvador da pátria.
Vão dar com os burros n’água.
Vão morrer afogados em suas ridículas pretensões.
Não é o apoio de políticos mineiros que decidirá esta eleição.
Mas o de eleitores mineiros que tiveram seu desejo cassado com a teimosia de Alckmim e que estarão vendo a atitude de Aécio nesta eleição.
Se conheço bem os mineiros, eles darão o troco em Aécio.
São uma cambada de Cariás.
Tudo barangos.

PS.: N instante em que terminava de escrever este post, ouvi a notícia, do post abaixo, na CBN.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus