O VERDADEIRO SAFADO.

24 fevereiro 2010


Lula: Direitos Humanos em Cuba
O dissidente cubano Oswaldo Payá, líder do Movimento Cristão de Libertação, afirmou nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cúmplice das violações dos direitos humanos no país caribenho, em meio à visita do brasileiro ao país e à morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, após 85 dias em greve de fome. "Respeitamos e amamos o povo brasileiro, mas o governo Lula não deu nenhuma palavra de solidariedade para com os direitos humanos em Cuba. Tem sido um verdadeiro cúmplice da violação dos direitos humanos em Cuba", disse Payá, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal "O Globo".
Assim como nas três visitas oficiais a Cuba, Lula não se reunirá com a oposição durante a viagem.
"Já não esperamos e nem queremos esperar nada dele", continuou Payá, uma das principais vozes do movimento dissidente cubano e vencedor do Prêmio Sajarov, do Parlamento Europeu, em 2002.
Em janeiro de 2008, Payá também criticou o presidente Lula por se encontrar somente com integrantes do governo. Na época, ele disse que diz que Lula, ao apoiar o ex-ditador Fidel Castro, nega aos cubanos o direito aos valores democráticos que defende no Brasil.
Na quarta e última visita do presidente a Havana, Lula conversa com o presidente de Cuba, Raul Castro, irmão mais novo de Fidel que assumiu o poder quando o ditador adoeceu.
A agenda inclui ainda encontro com o próprio Fidel e visita às obras de ampliação do porto de Mariel, para as quais o Brasil deu créditos de US$ 150 milhões, passíveis de chegar a US$ 500 milhões. Lula deve anunciar ainda investimentos para a reforma de uma estrada e projetos da Petrobras no país.
Payá lamentou que a embaixada do Brasil em Cuba se negou a receber um grupo de dissidentes que tinha um,a carta de presos políticos dirigida a Lula.
Na carta, os presos com "licença extrapenal" por razões de saúde pedem a Lula que interceda por sua liberdade quando se reunir com os irmãos Castro e mencionam especificamente o caso de Zapata.
Eles alegam que Lula pode ser "um magnífico interlocutor para obter uma decisão do governo cubano".
"Mas, sinceramente, não creio que valha a pena pedir [um encontro com Lula]. Ele demonstrou que seu compromisso é com este governo [o cubano]. Se tem alguma explicação para dar, que a dê ao povo brasileiro".
O presidente brasileiro chegou a Havana na noite desta terça-feira, poucas horas depois da morte do preso político cubano Zapata, que passou 85 dias em greve de fome contra as condições de sua prisão.
Para o governo brasileiro, a visita a Cuba é um "reencontro de velhos amigos". Brasil e Cuba estreitaram as relações políticas e comerciais nos últimos anos, e o governo brasileiro tem vários programas de cooperação e financiamento para obras de infraestrutura na ilha.
Depois de visitar a ilha --governada pelo clã dos Castro há 51 anos-- a agenda do presidente prevê viagens ao Haiti e a El Salvador.

Anacronikus:
Precisamos desmanchar esse mito de merda que é Lula.
Esse cara é um farsante, mentiroso e só não fez no Brasil o que Fidel fez em Cuba, por ainda não teve chance.
A chance, é DILMA.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus