Mirian Leitão.

10 maio 2010


"A grande dúvida sobre o Sr. é a de não respeitar a autonomia do BC. O senador Sérgio Guerra já disse que o Sr mudaria a política cambial e monetária. Depois ele tentou se explicar mas ficou essa dúvida no ar. A dúvida é uma declaração que o Sr fez no passa e uma que o Sr acaba de fazer agora, por exemplo, né?
A sensação que se tem é que, se por acaso o Sr for eleito, o Sr também vai ser presidente do Banco central.
Serra interrompe Mirian dizendo:
Isso é brincadeira, brincadeira né?
Dizer que se eleito eu serei presidente do banco central, é preciso não me conhecer para achar, quem faz rumor assim é falta de assunto ou desejo de criar outros problemas.
Serra vai ignorando as intervenções de Míriam.
Agora a questão dos juros a qustão do câmbio eu acho que ninguém, em sã consciência, pode defender a posição de que quando há condições para baixar a taxa de juros e o banco central não abaixa, ele está certo. Isso não significa infalibilidade. A questão do tripé famoso que veio do governo passado, se não me engano, sem pretensão, fui eu até que apresentei o tripé câmbio flutuante, responsabilidade fiscal e meta de inflação, isso aí veio para ficar. Não foi nem invenção deste governo.
Agora quando as condições para baixar juros são boas, como foi por exemplo durante a crise, que o Brasil foi o último país do mundo, do mundo inteiro,  apesar de que a crise aqui não era tão grave, mas ela chegou a ser grave para os padrões brasileiros mesmo, não abaixar os juros em um contexto que não tinha inflação, tinha deflação etc., simplesmente foi um erro. E isso, as pessoas que conhecem melhor, mesmo dentro do mercado financeiro,  sabem disso.
Agora, se alguém se assusta por que eu acho que a taxa de juros deve cair, quando a inflação tá caindo, quando tem quase deflação, é por que, realmente, tem uma posição muito surpreendente do ponto de vista dos interesses do Brasil.
Por outro lado, a mesa da economia brasileira, eu ajudei a erguer, a mesa estava no chão. Todo mundo que me conhece sabe que eu não vou virar a mesa coisa nenhuma.
E volta Mírian:
Governador a questão é exatamente essa. Quando o Sr fala que foi um erro do Banco Central e que por acaso o Sr for presidente da república....
E Serra interrompe mais uma vez a tentativa de Mirian de levá-lo a admitir como certo o racocínio dela.
Bom mas , olha aqui Mírian, o Banco Central..Pera um poquinho, o Banco Central não é a Santa Sé, voce está achando, você acha isso sinceramente que o Banco Central nunca erra?
Tenha paciência!
E Mirian tenta de novo e Serra....
Agora quem acha que o Banco Central erra é contra a dar condições de autonomia e trabalho para o Banco Central?
Claro que não.
Agora de repente, monta-se um grupo, que é acima do bem e do mal, que é o dono da verdade, e que qualquer criticazinha já vem algum jornalista já vem outro assim com nervosinho por causa disso.
Eu conheço economia, sou responsável,  fundamento todas as coisas que penso a este respeito e à esse propósito, Você e o pessoal do sistema financeiro, podem ficar absolutamente tranquilos que não vai ter nenhuma virada de mesa.
E volta Mirian:
Governador deixa só eu completar minha pergunta que eu não consegui completar. É o seguinte, é..a questão não é se o Banco Central não é infalível, ninguém é infalível, é se o Sr. quando se deparar com um erro do Banco Central, caso o Sr seja presidente, o Sr ficará apenas com a sua opinião ou o Sr vai intervir....
Serra interrompe novamente:
Imagina Míriam, que é isso. E Ela vai tentando...
Mas que bobagem, o que você está dizendo é uma grande bobagem. Você vê o banco central errando e fala não, eu não posso falar por que são sacerdotes e eles tem algum talento, alguma coisa divina. mesmo sem terem sido eleitos, alguma coisa divina, alguma coisa secreta, tal que você não pode nem falar: Pessoal, vocês estão errados. Ah tenha paciência.
Vamos adiante?
E Heródoto,
vamos adiante.
Serra deu um esculacho em Mirian Leitão.

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus